Passo da Lua (semana de 17/05)
- Adriana Braga
- 16 de mai.
- 4 min de leitura
Atualizado: 19 de mai.

Começamos a semana ainda com a forte energia da Lua Nova em Touro — a sementeira do ciclo lunar. O pano de fundo, como o início de cada lunação, é a semente do que quer nascer.
Touro é fixo, terra, yin (receptivo). Ele rege o que é estável, concreto, palpável: o corpo, os recursos, os valores, o prazer sensorial, a paciência, a lealdade. E uma lua nova nesse signo, sempre convida a encarnar um novo começo, não no mundo das ideias, mas na matéria.
É sobre o compromisso com algo que já vem fazendo cócegas, vem chamando e o que realmente vale a pena, mas num ritmo que seja sustentável.
O Sol e a Lua conjuntos significa que o que sentimos (Lua) e o que projetamos (Sol) estão em total sintonia. O problema é que às vezes, essa sintonia é tão sutil que parece ausência, mas não é. Touro aduba no silêncio, espera e sustenta.
Cada grau do zodíaco contém uma imagem simbólica e Os Graus Sabianos — canalizados pelo astrólogo Marc Edmund Jones e pela clarividente Elsie Wheeler — funcionam como pequenos oráculos. O 26° de Touro traz a seguinte imagem:
"Um espanhol fazendo serenata a sua senhorita"
Essa imagem é cheia de camadas. Vamos destrinchar:
O espanhol: representa a alma em sua expressão mais romântica, apaixonada e cortês. É a energia masculina que se coloca em movimento para o outro com arte, música e paciência.
A serenata: é um ritual noturno, que acontece sob o luar. É uma oferta sensível, que exige timing, delicadeza e entrega.
A senhorita: é o princípio feminino, receptivo, soberano em seu próprio território. Ela está na janela da sua varanda. Ela pode ouvir, ignorar, descer ou fechar a cortina. O poder da resposta está com ela.
Percebe a relação simbólica com a lunação de Touro? Durante 29 dias, que é ciclo de uma lunação, a vibe é de oferta expressiva e paciente. É sobre a coragem de se expor, com graça.
Sem confundir amor com posse — Touro pode ser ciumento, mas aqui ele é seresteiro: ele canta porque ama cantar, não porque exige algum retorno.
Isso dialoga profundamente com os signos que a Lua atravessa na sequência:
Em Gêmeos, a serenata precisa das palavras certas.
Em Câncer, a serenata precisa tocar o corpo afetivo.
Em Leão, a serenata precisa de coragem para não desistir diante da possível indiferença.
Em Virgem, a serenata precisa se tornar gesto concreto — afinar o violão, escolher a música, estar lá na hora certa.
Então, o risco é racionalizar demais e nunca tocar o primeiro acorde.
O presente é a curiosidade que afina o instrumento sem medo da imperfeição.
No dia 19, a Lua entra no seu próprio domicílio: Câncer. Aqui ela reina absoluta. Ainda estamos nos primeiros dias da Lua Nova, mas a qualidade emocional muda completamente. Marte agora em Touro quer ir mais devagar, Vênus em Câncer quer acolhimento, prazer emocional. Os dois estão se dando bem e é muito propício ao desfrute dos prazeres, de trazer eles para o baile do acolhimento e aconchego emocional.
No dia 21, Sol ingressa em Gêmeos e a Lua em Leão – o movimento cresce nas trocas e na comunicação. Mas aqui tem um outro detalhe: a Lua em Leão faz oposição a Plutão e quadratura com Marte em Touro. Ou seja: o seresteiro encontra alguma resistência. A vontade de brilhar esbarra no medo da rejeição. Mas o Grau Sabiano lembra que a serenata é sobre a coragem de cantar de coração aberto. Leão ensina que o ato de se expressar com prazer e graça já é, em si, uma vitória.
A pergunta que não quer calar nessa lua leonina é “Onde você tem deixado de cantar por medo de que a janela continue fechada?”
No dia 23, a Lua entra em Virgem e muda de fase para a crescente. Agora a serenata precisa ser ajustada. Virgem pergunta se a afinação está correta, se a hora foi bem escolhida e se o gesto foi claro? É sobre refinar com astúcia a oferta.
Virgem traz a prática humilde: limpar o violão, escrever a letra com calma, tentar outra noite, ajustar os detalhes que passaram despercebidos – tudo na direção do que é mais verdadeiro.
A carta que atravessa esse período é O Julgamento (Arcano XX). Ela fala de chamados da alma, do despertar e da ressurreição simbólica.
Integrada ao Grau Sabiano da serenata, O Julgamento vem com a imagem do momento em que a senhorita finalmente abre a janela para escutar ao chamado do que toca no fundo da alma - e o seresteiro canta simplesmente por prazer.
No início da semana com a lua em Gêmeos e depois em Câncer, O Julgamento é você ouvir o chamado para cantar.
No meio da semana, com a lua em Leão, é a coragem que te coloca no palco e você canta mesmo sem garantia.
No final, com a lua em Virgem, é com o discernimento que você aprende com a resposta, seja ela qual for - e aí então, depura, aperfeiçoa, simplifica e manifesta.
Qual valor em você que vale será plantado, depurado e colocado no palco da vida?
É hora de se comprometer com ele, num projeto a longo prazo!
Que seu passo, como o da Lua, seja leve, ainda que profundo.
E que sua serenata encontre ouvidos — ou que, não encontrando, você aprenda que o canto em si, já é suficiente.
Até a próxima semana!



Comentários